A Segurança Pública Levada a Sério.

A Segurança Pública Levada a Sério.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carta Aberta à População


Amigos do Abordagem:

Muitas pessoas estão me perguntando o que aconteceu esta semana na Guarda Municipal, e quais seriam as mudanças que abalaram o trabalho da corporação.
            Pois bem, vamos a elas então... Para entendermos melhor o que aconteceu, precisamos voltar ao ano de 2007, quando na oportunidade foi realizado um concurso público na administração do então prefeito Flávio Silva. Naquela oportunidade, não existia ainda a Diretoria de Segurança, e a Guarda Municipal era vinculada diretamente ao chefe de gabinete do prefeito, cargo ocupado na época pelo Sr. José Luis Giorgetto.
            O já defasado efetivo da Guarda Municipal necessitava de reposição de servidores que haviam se aposentado ou deixado à corporação. Pois bem, o mais lógico seria que se abrissem novas vagas para Guardas Municipais. E foi exatamente aí que tudo começou.
            Já existia, por parte da SENASP, que é a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a orientação que os novos guardas municipais contratados pelas prefeituras, fossem submetidos a um curso de formação obedecendo à grade curricular da própria secretaria. Criava-se um grande problema, afinal, para que investir na formação de guardas municipais? Afinal por aqui, a Guarda já tinha quase 40 anos e nunca havia sido dado até então nenhum curso para seus integrantes.
            É público e notório também que o setor que tem a maior quantidade de recursos para investimento é a Educação, assim, por que não driblar a legislação e ainda aumentar o efetivo da Guarda Municipal, utilizando recursos da Educação? A brilhante idéia, que sinceramente não conheço a autoria, porém corroborada pelo então prefeito municipal, Flávio Silva, pelo Diretor de Gabinete José Luiz Giorgetto e o corpo jurídico da prefeitura, tomou forma e foi levada adiante. Na oportunidade do concurso público, a nomenclatura utilizada para o cargo de Guarda Municipal foi a de Guarda de Patrimônio Escolar. Lembro-me como se fosse hoje quando conversei com o CMT. Gomes e perguntei sobre o concurso, e ele me disse que realmente esses cargos eram para trabalhar na Guarda Municipal, que a idéia era a de colocar um tipo de moto-ronda uniformizada nas escolas e tal.
            Mas somente se esqueceram de colocar na balança da história um peso: o peso de Lei. A Guarda Municipal é instituição de Segurança Pública que está prevista na Constituição, e seria totalmente ilegal colocar em patrulhamento uma “nova” corporação criada nas coxas pela municipalidade. Resolveu-se então que os “novos guardas” ficariam a disposição da Guarda Municipal e ali prestariam serviços.
            No meu caso, NUNCA visitei uma escola, a não ser fardado a serviço da Guarda Municipal. Já no primeiro dia, sentei no banco de uma viatura para conhecer o trabalho da GCM. Assim, iniciei meu trabalho dentro da Guarda Municipal, e assim o desenvolvi, até esta semana.
            Foram 03 anos de dedicação, neste período, em meu prontuário, não tenho nenhuma falta, sequer justificada, e nas avaliações de estágio probatório, não tenho um ponto negativo. Sem falsa modéstia, acredito ter desenvolvido um bom trabalho neste período. Foram prisões em flagrante, centenas de atendimentos em ocorrências junto à população e muitos projetos que, junto com outros guardas, batalhei pela melhoria da Guarda Municipal. Ainda tenho no currículo o salvamento de uma moça que entrou num quadro de Parada Cardiorespiratória, em plena véspera de natal, e que hoje sorri pelas ruas da cidade.
            Falo neste momento em meu nome, porém esses esforços também foram compartilhados pelos companheiros de trabalho que acreditaram neste ideal de melhoria da Guarda Municipal.
            O tão badalado curso de formação da Guarda Municipal é um claro exemplo do que falo. È claro que a prefeitura viabilizou transporte e alimentação, mas foi o Sub CMT Freitas, eu e alguns guardas que fomos fazer visitas a Guarda de Botucatu, conversar com o Dr. Adjair de Campos, delegado de polícia e atual secretário de segurança de Botucatu e com o CMT Paulo Renato. Eles se sensibilizaram com a nossa situação e ministraram gratuitamente o curso de formação, que poderia custar algo em torno de R$ 100.000, 00 (Cem Mil Reais) aos cofres públicos.
            Ajudei na elaboração de praticamente todos os projetos da Guarda neste último ano, fui encarregado de equipes de rua e além do curso de formação, paguei do meu bolso outros cursos, como de habilitação em armamentos. Participo até hoje dos cursos de formação continuada, ministrados pela SENASP, e devo me formar este ano no curso superior de Gestão Pública.
            Mas afinal de contas, o que aconteceu esta semana? Sem mais delongas, vou esclarecer.
            O diretor de segurança de São Manuel, Sr. José Luiz Giorgetto, o mesmo que foi Chefe de Gabinete do então prefeito Flávio Silva, e que diretamente participou da elaboração do concurso público, sem motivo ou causa que possa explicar, simplesmente resolveu retirar do quadro da Guarda Municipal os funcionários que entraram neste último concurso. Isso mesmo, depois de tanta dedicação, sequer uma explicação plausível nos foi dada.
            Com a atitude do diretor, o quadro operacional da Guarda Municipal foi cortado pela metade. Não foi levado em consideração o esforço, a dedicação e nem muito menos a opinião da população que aprova os trabalhos da Guarda Municipal. De maneira unilateral, apesar dos apelos do Comandante da Guarda Municipal e até de parte do departamento jurídico da prefeitura, ceifou-se pela metade o efetivo formado, preparado que a Guarda Municipal dispunha até essa semana. Acredito que meus companheiros vão continuar se desdobrando para atender a população, mas tenham certeza, será o povo quem mais vai sentir essa decisão.
            Dentre tudo o que ocorreu, o que mais me surpreendeu foi que o próprio diretor deu sua palavra, há cerca de um ano, de que resolveria esse impasse, adequando os cargos e funções, em reunião com todos os Guardas Municipais. Isso mesmo, deu sua palavra na frente de mais de 30 pessoas, e não cumpriu. Feliz a cidade que tem pessoas preparadas, que entendem do seu ofício, e que não estão no cargo apenas por apadrinhamento político. E qual a opinião do prefeito quanto a tudo o que aconteceu? Segundo o Sr. José Luiz Giorgetto ele está ciente e aprovou a decisão, mas repito, estas foram palavras do Sr. José Luiz Giorgetto, o diretor de segurança da cidade.
            Aliás, ainda nas palavras do diretor, a prefeitura vai (não sei quando) realizar concurso para preencher a lacuna que hora se cria, ou seja, enquanto fomos úteis à administração que, através de diretores, departamento jurídico e outros, tinham conhecimento da pendência quanto a esses cargos, nos manteve trabalhando, mas agora, com o advento de um novo concurso, parecemos estar sendo descartados, como papel higiênico usado.
            Vale lembrar que regularização dos guardas necessitaria apenas de uma portaria do prefeito, adequando os funcionários ao quadro da GCM. Isso mesmo, apenas uma portaria resolveria o caso. E o que mais revolta é que muitos são os funcionários que trabalham em outras funções mediante portarias... Ou seja, quando se quer, pode!
            Bem amigos, esta é a situação. Gostaria ainda de esclarecer que o Abordagem continuará suas atividades, e que trataremos de segurança em âmbito municipal e regional. Estaremos disponibilizando fatos e acontecimentos de toda região e começaremos aqui uma cruzada em favor da Segurança em São Manuel. Temos muito que tratar e expor. Peço apenas mais alguns dias para conseguir colocar a casa em ordem, afinal, o baque foi grande.
            Obrigado a todos pela atenção.

Leandro Luchezi Fulan
           
           
           

3 comentários:

  1. então a guarda que era exemplo ta irregular e todo mundo da prefeitura sabia, menos o povo, o que maisque a gente não sabe???

    ResponderExcluir
  2. carlos-olá companheiros de farda de são manoel,nós sensibilizados pelos problemas da sua corporação,houve um abuso de poder da parte do prefeito e secretario de segurança referente este caso,pois eles sabia de tudo que estava acontecendo,não fez nada para regularizar suas situações,oras após 02 anos ou mais nesta função o ato perfeito se caracterizou,então é direito liquido e certo deste cargo,no qual voces foram ceifados,isso implica em danos morais,abuso do poder,retenção de documentos,pois retiraram de voces suas funcionais e assedio moral no qual deve ser registrado um b.o,então vá pra cima sem medo,pois seus direitos foram violados,abraços...

    ResponderExcluir
  3. Mais uma da administração Flávio Silva. Hoje confirmamos que só se faziam coisas erradas para driblar a lei. Tô pasma! Apóio a GCM e vc. Leandro.

    ResponderExcluir