A Segurança Pública Levada a Sério.

A Segurança Pública Levada a Sério.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Plantão de Ocorrências 11/11/2010

Com a Ajuda da População Sãomanuelense, Mais Duas Pessoas Desaparecidas são Encontradas pela Guarda Municipal
Somente nesta semana foram 3 ocorrências do gênero atendidas pela Guarda Municipal de São Manuel.

Neste dia 11 de novembro, a Guarda Municipal registrou duas ocorrências de encontro de pessoas desaparecidas. A ajuda da população, que cada vez mais confia no trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, foi indispensável para o desfecho das ocorrências.

Essa:
A primeira solicitação aconteceu na parte da manhã, e dava conta que H.S, de 55 anos, morador em Aparecida de São Manuel, havia deixado sua residência e não mais retornado. H.S foi encontrado horas mais tarde, durante patrulhamento no centro da cidade, nas proximidades do Jardim Público. H.S, que sofre com problemas de saúde, foi encaminhado até sua residência onde ficou sob os cuidados de sua esposa.



E mais Uma!
A segunda ocorrência deu-se já na parte da tarde. Nílson Ântonio de Lima, 29 anos, viajava em um ônibus oriundo do vizinho município de Botucatu. O fato é que Nílson sofre de problemas de ordem psicológica e havia fugido de sua cidade Cerqueira César, onde reside sua família. Uma passageira do mesmo ônibus percebeu as dificuldades de Nílson e o convenceu a desembarcar logo na entrada da cidade, próximo ao Bailão do Cidão, momento em que entrou em contato com a Guarda Municipal através do telefone 199.
O jovem Nilson, que transportava consigo alguns potes com balas e doces, segundo ele para vender e arcar com os custos da viagem, foi conduzido até a Sede da Guarda Municipal.
Nilson portava seus documentos pessoais e um número de um celular que verificamos ser de sua mãe, D. Eunice Alves Pereira, a qual explicou toda a história envolvendo seu filho.
Conseguimos também contato com a Promoção Social de Cerqueira César, cuja equipe veio buscar Nilson por volta das 20:30h. Antes de embarcar, Nílson permaneceu na Sede da Guarda Municipal, jantou conosco, conversou com os guardas de um jeito divertido e simpático, querendo vender seus doces, e ainda, agradeceu a Guarda Municipal, dizendo que a primeira coisa que vai fazer, hoje pela manhã, é conversar com o prefeito e os vereadores de Cerqueira César para que a cidade também monte sua própria Guarda Municipal.
Em tempo, parabéns ao nosso simpático Nílson, que completa aniversário amanhã, dia 13,  e os agradecimentos a Promoção Social de Cerqueira César.

Entenda Um Pouco Mais Sobre o Desaparecimento de Pessoas

Estatísticas dos Desaparecidos


No Brasil, os casos de desaparecimento de pessoas ainda é um assunto presente e que precisa ser solucionado. Os números mostram que a cada ano milhares de famílias sofrem com o desaparecimento de uma pessoa querida, sendo ela criança, adolescente ou adulto. 
Embora não existam estatísticas ou dados oficias que determinem a quantidade exata de crianças e adolescentes desaparecidos, dos casos registrados, cerca de 10% a 15% permanecem sem solução.
Estima-se que a cada ano desapareçam 200 mil pessoas no Brasil. Sendo 40 mil crianças e 160 mil adultos, isso é o que mostra os dados da Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas-ABCD, conhecida como Mães da Sé.
De acordo com a Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mais de 60 casos de desaparecimento são registrados por dia. No ano 2000 foram registrados 18.426 queixas de desaparecimento em todo Estado, mas apenas 8.968 foram solucionadas. Passada quase uma década, o número de desaparecidos denunciados triplicou.
Muitos são os motivos que elevam os índices de desaparecimento de pessoas.
Destino de Milhares de Desaparecidos: as Ruas.
O sumiço de crianças e adolescentes pode ser evitado com algumas precauções, tais como:
- Prestar muita atenção quando os filhos estão brincando na rua ou mesmo dentro do quintal.
- Manter o portão trancado.
- Levar e buscar os filhos todos os dias na escola, e caso não dê para fazer isso, instruam seus filhos a fazer caminhos alternados.
- Ficar atento quando jovens saem de casa para fazer pequenas compras em estabelecimentos comerciais próximos de onde moram.
- Atenção dobrada quando alguém da família possui algum problema de memória ou de comportamento, o que evita que ela saia sozinha e se perca no meio do caminho.
Um alívio para os familiares é que, desde 2006, existe a Lei 11.259/06, que obriga as delegacias a registrar a ocorrência de criança ou adolescente desaparecido e realizar de imediato as buscas, além de acionar aeroportos, portos e terminais rodoviários, não sendo mais necessário esperar passar 24 horas do desaparecimento para que a polícia comesse a procurar.

Fonte: E-Band


Nota da Guarda Municipal
 
O Desaparecimento de Pessoas deve ser imediatamente informado. Ligue para Guarda Municipal, tel.199  e  para a Polícia Militar, tel. 190!
O registro do Boletim de Ocorrências pode ser feito nas delegacias convencionais ou ainda via internet, pela Delegacia Eletrônica, no link que se encontra no blog, ou no site http://www.ssp.sp.gov.br/bo/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário